Notícias

ENCERRAMENTO DA PESCA DE CARAPAU T6

Na sequência da publicação, pela DGRM em 23 de Outubro corrente, do anúncio de interdição da pesca de carapau com tamanho inferior a 15 cm (T6) bem como da manutenção a bordo, transbordo e descarga, a DOCAPESCA informa todos os utentes das lotas que, a partir das 00 H 00 de 26 de Outubro, no que respeita à espécie carapau, é interdita:

Visita ao Porto de Vigo

Visita ao Porto de Vigo

Teve lugar, no passado dia 3 de outubro, uma visita institucional às instalações do Porto de Pesca de Vigo, no contexto da participação da Docapesca, na XIV Feira Internacional de Produtos do Mar Congelados, Conxemar 2012.

A comitiva da Docapesca, foi recebida pelo Presidente da Autoridade Portuária, a Diretora e o Chefe do Departamento de Exploração. Esta iniciativa teve por objetivo conhecer o modelo de gestão do Porto de Vigo, promovendo a troca de experiências e competências entre ambas instituições.

Cavala: mais vendas

Cavala: Mais 2 milhões de euros

As vendas de cavala em lota atingiram mais 2 milhões de euros no período entre 1 de Janeiro e 30 de novembro de 2012, por comparação com igual período de 2011.

26 de outubro

Aviso 80% da pesca das espécies: Lagostim e Espadarte Stock Sul

A DGRM comunicou no passado dia 26 de outubro, que considerando os dados das capturas, efectuadas pela frota portuguesa, das espécies:

  • Lagostim (Nephrops norvegicus) na zona IX, X, águas da UE da CECAF 34.1.1., e
  • Espadarte stock sul (Xiphias gladius) no Oceano Atlântico a sul de 5ºN,

a utilização das respectivas quotas já atingiu os 80% podendo, a muito curto prazo, vir a ser necessário proceder ao encerramento destas pescarias.

Polvo - Evolução dos preços médios

Polvo - Evolução dos preços médios

No sentido de continuar a promover um serviço de informação de qualidade e transparência sobre o mercado dos produtos da pesca, a Docapesca disponibiliza estatísticas sobre a evolução dos preços médios, comparada com a média nacional da espécie, relativas aos últimos sete meses de 2012 .

Índice de saúde dos oceanos

Índice de saúde dos oceanos

No passado dia 17 de agosto, foi publicado pelo jornal “Público” um artigo acerca do Índice da Saúde dos Oceanos.

Portugal ficou em 57º lugar em 171 países e territórios, com as melhores notas para a biodiversidade e pesca artesanal.

 

Digital PT 4C H FC AA   A-IPMA-2019A-DGPM-2019A-DGRM-2019    dgmare1     eumofa2