banner_missaoeestrategia

Missão e Estratégia

Missão

Somos uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério do Mar. Temos como missão prestar, no continente português, o serviço público da primeira venda de pescado em lota e atividades conexas, a administração dos portos de pesca e marinas de recreio, bem como as funções de autoridade portuária, nas áreas sob nossa jurisdição. 

Estamos territorialmente dispersos por Portugal Continental, estando sedeados em Lisboa. Detemos seis Direções de Lotas e Portos de Pesca, a saber: Norte, Matosinhos, Centro Norte, Centro, Centro Sul e Algarve. Na nossa atividade geral promovemos a venda de pescado fresco e refrigerado, o controlo higiossanitário, a gestão do mercado de segunda venda de Matosinhos e a venda de gelo, bem como a gestão dominial das áreas sob nossa jurisdição.

 

Visão

Uma entidade capaz de transferir valor para o setor das pescas e da aquicultura, determinante na inovação dos seus processos, no seu crescimento, na sua sustentabilidade e na garantia de elevados padrões de qualidade e segurança. 

Ambicionamos contribuir para um setor das pescas e da aquicultura moderno, bem como capaz de superar os desafios, suportado num crescimento sustentável, regulado pelos mais elevados padrões de qualidade, eficácia e eficiência, em colaboração com diversas entidades do setor. Pretendemos, ainda, promover a atividade da náutica de recreio e da construção e reparação naval, contribuindo para a sua internacionalização.

 

Valores

Serviço Público – Porque somos os responsáveis pela garantia das condições para a prestação do serviço público. Exercer, em todo o momento, uma postura de rigor, transparência, imparcialidade e eficiência, que constituem princípios fundamentais no cumprimento de qualquer missão pública.

Responsabilidade social e ambiental – Porque estamos atentos aos problemas das comunidades piscatórias, sobretudo nas localidades tradicionalmente dependentes da pesca e da aquicultura, sempre com a preocupação de transferir valor para a economia do mar; Porque prestamos um conjunto de serviços aos armadores/pescadores, nomeadamente no cumprimento de obrigações legais, junto da Autoridade Tributária e da Segurança Social (IVA, Bens em Circulação, Taxa da SS); Porque a sustentabilidade ambiental é muito importante para o futuro do setor e garantia das gerações vindouras.

Segurança alimentar – Porque somos o garante da aplicação de normas de segurança alimentar do pescado transacionado nas lotas do continente português, da rastreabilidade e da informação ao consumidor.

 

Estratégia

A prossecução da Visão da Docapesca, bem como o cumprimento em excelência da sua Missão pública, estão dependentes da boa concretização dos seus 13 objetivos estratégicos que se encontram enquadrados por 4 eixos de intervenção. 

Eixo 1 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INOVAÇÃO
Eixo 2 – MODERNIZAÇÃO, QUALIDADE E SEGURANÇA
Eixo 3 – DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Eixo 4 – DESEMPENHO ECONÓMICO E FINANCEIRO 

Os 2 primeiros eixos de intervenção estão direcionados para o negócio da Docapesca, sendo que o 3.º e o 4.º eixos estão orientados para a componente interna da Docapesca, nomeadamente, no alinhamento institucional e desempenho financeiro. 

Eixo 1 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INOVAÇÃO
Sustentabilidade das comunidades piscatórias e dos recursos pesqueiros 

Objetivo 1 – Promover a valorização do pescado e circuitos de proximidade
Objetivo 2 – Contribuir para a internacionalização do setor
Objetivo 3 – Promover a sustentabilidade ambiental 

Eixo 2 – MODERNIZAÇÃO, QUALIDADE E SEGURANÇA
Setor moderno, regulado por elevados padrões de qualidade e segurança 

Objetivo 4 – Modernizar e beneficiar os estabelecimentos de 1.ª venda e áreas adjacentes, indispensáveis à atividade da empresa, bem como infraestruturas conexas
Objetivo 5 – Assegurar e reforçar as regras de higiene e segurança alimentar
Objetivo 6 – Promover a desmaterialização de procedimentos e a melhoria do sistema de rastreabilidade e a informação ao consumidor 

Eixo 3 – DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Quadros qualificados, motivados e focados nas prioridades 

Objetivo 7 – Garantir adequação das competências dos RH aos novos desafios
Objetivo 8 – Ajustar os RH às necessidades organizacionais da Docapesca e a sua sustentabilidade a médio e longo prazo 

Eixo 4 – DESEMPENHO ECONÓMICO E FINANCEIRO
Docapesca caraterizada pela eficiência na gestão dos seus recursos e pela solidez financeira 

Objetivo 9 – Garantir Volume de Negócios
Objetivo 10 – Reduzir o peso dos gastos operacionais no Volume Negócios
Objetivo 11 – Manter o Prazo Médio de Pagamento (PMP)
Objetivo 12 – Garantir Resultados Líquidos Positivos 

Docapesca tem ainda um 13º objetivo estratégico:

Objetivo 13 – Promover a gestão conjunta das infraestruturas de náutica de recreio e das frentes ribeirinhas com os municípios

 

 

mar   ipma fdgpm fdgrm fpromar f2    dgmare1     eumofa2