banner_sustentabilidade

Sustentabilidade

Política, Princípios e Valores

A política estratégica da Docapesca fundamenta-se na criação de valor sustentado para os seus stakeholders – Acionista, clientes, trabalhadores, colaboradores, fornecedores e sociedade – baseada numa relação de cooperação e proximidade.

Encara como principal desafio a prestação de um serviço de excelência, apostando na inovação e no rigor, na preservação do ambiente e na responsabilidade social.

 Política Ambiental da Docapesca

Ambiente

O compromisso da Docapesca traduz-se na compatibilização das exigências, tanto do Setor das Pescas com a preservação dos recursos marinhos, como da sua atividade com o máximo respeito pelo ambiente.

Querendo tornar este compromisso mais efetivo, estamos a apostar na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a NP EN ISO 14001, na abertura ao setor e parcerias.


Plano Eficiência Energética - 2013

 

Responsabilidade Social

Referência no Setor das Pescas, a Docapesca tem consciência da sua influência e responsabilidade perante a sociedade, tanto no papel de empregador e no cumprimento de obrigações fiscais, como no apoio direto às comunidades piscatórias e entidades do setor.

Reconhecendo a importância histórica, económica e alimentar do setor em Portugal, contribui ativamente para a sua valorização e preservação.

 

Relatórios de Sustentabilidade

A perspetiva integrada da sua atividade, aliando o processo de decisão económico-financeiro a princípios de ética, responsabilidade social e boas práticas ambientais, conduziu a Docapesca à elaboração de Relatórios de Sustentabilidade.

Este processo permite estabelecer um maior envolvimento com os stakeholders e o relato do desempenho da empresa em relação à sustentabilidade.

Relatório de Sustentabilidade 2015-2016

Relatório de Sustentabilidade 2013-2014

Relatório de Sustentabilidade 2011-2012

Relatório de Sustentabilidade 2010

 

A Pesca Por Um Mar Sem Lixo

alt 

 A Pesca por um Mar Sem Lixo é um projeto integrado num dos compromissos voluntários de Portugal no âmbito do objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14-Oceanos, promovendo a recolha dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra e posterior valorização.

Este projeto, coordenado pela DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A., une organizações de produtores, armadores e pescadores, bem como entidades públicas e privadas dos portos, visando a melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa.

Principais objetivos:

  • Melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca;
  • Sensibilizar e apoiar os pescadores na adoção de boas práticas ambientais;
  • Melhorar as condições ambientais da zona costeira e preservar os ecossistemas marinhos.

Ações desenvolvidas/em curso:

  • Identificação e disponibilização dos equipamentos mais adequados a cada tipologia de embarcação para recolher seletivamente o lixo marinho e o gerado a bordo (contentores de 80L, 35L e sacos);
  • Identificação e disponibilização dos equipamentos mais adequados para a receção do lixo marinho em terra (contentores de 1.100L, 120L e caixas para redes), bem como a sua localização estratégica;
  • Otimizar a logística até ao local de reciclagem e valorização através da parceria com os municípios e empresas responsáveis pela recolha seletiva de resíduos ou através da integração como matéria-prima secundária na produção de novos produtos.
  • Desenvolvimento de aplicação móvel que permitirá quantificar e caracterizar automaticamente os resíduos capturados nas redes durante a faina, através de um sistema de AI, sendo também registada a localização GPS da ocorrência.

Calendário de Implementação do projeto até à data:

 

alt

 

 

 Resultados do projeto até à data:

 

 alt  alt
 1.309 M3 DE EMBALAGENS  2.844 M3 DE EMBALAGENS

 

 

 alt  alt  alt  alt alt
 PORTOS PESCA
 ORGANIZAÇÕES PRODUTORES
ASSOCIAÇÕES PRODUTORES
 ENTIDADES PARCEIRAS
 EMBARCAÇÕES ADERENTES
PESCADORES
 17 28  52  1.018  3.109

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mar   A-IPMA-2019A-DGPM-2019A-DGRM-2019promar f2    dgmare1     eumofa2