Segurança Alimentar

Consulte a Política de Segurança Alimentar da Docapesca.
A garantia da segurança alimentar na cadeia de pescado e a melhoria da informação e sensibilização junto dos consumidores finais são dois dos objetivos estratégicos da Docapesca, como fatores fundamentais para a atratividade da primeira venda em lota e como contributo para a valorização do pescado. A aposta crescente na certificação do sistema de gestão da segurança alimentar das lotas, processo iniciado em 2017, é exemplo desse compromisso. Desde então, 13 das 26 lotas com número de controlo veterinário da rede da Docapesca foram certificadas pela norma ISO 22000:2018.
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A., com a colaboração do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P., entidades tuteladas pelo Ministério do Mar, lançou o Código Nacional de Boas Práticas para Embarcações de Pesca.
Esta publicação tem como objetivo sensibilizar os armadores e respetiva tripulação para o cumprimento da legislação e para a aplicação de boas práticas a bordo das suas embarcações. Baseia-se na legislação comunitária e nacional em matéria de higiene e segurança do pescado, mantendo atualizados os procedimentos que visam aumentar a qualidade do pescado descarregado nas lotas do continente português e, desta forma, contribuir para a sua valorização.
Da autoria de Alcina Sousa, Carla Mirra Tabaio, Cláudia Teixeira, Isabel Guerreiro e Tânia Pereira (Docapesca) e de Narcisa Bandarra e Sónia Pedro (IPMA), o documento foi igualmente aprovado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e publicado no Portal da Comissão Europeia (Registo de guias nacionais de boas práticas de higiene).

- Consulte o Código Nacional de Boas Práticas para Embarcações de Pesca, aqui.
- Assista à Sessão de Apresentação do Código Nacional de Boas Práticas.