Outras Campanhas Promocionais

Partindo de uma espécie pouco valorizada por consumidores, comerciantes e pescadores, a partir de 2012, a cavala foi alvo de uma promoção baseada nos seus benefícios nutricionais e na sua versatilidade gastronómica. Sendo esta uma espécie abundante na costa portuguesa era capturada com frequência, mas alvo de rejeição.
O seu consumo em detrimento de outras espécies mais pressionadas seria uma escolha mais adequada do ponto de vista da sustentabilidade dos ecossistemas, mas também do ponto de vista da sustentabilidade económica e social das populações que dependem da pesca e que daqui poderiam retirar rendimento. Este foi um trabalho contra o preconceito estabelecido relativo a esta espécie.
Tendo em conta o facto de esta ser uma espécie abundante na costa portuguesa, pouco valorizada e rica do ponto de vista nutricional, a Docapesca desenvolveu um conjunto de ações de comunicação que incentivem o seu consumo, junto do consumidor final, distribuição e restauração.
A comunicação da campanha associou o consumo desta espécie a cinco atletas de desportos náuticos de alta competição, figuras de referência inspiradoras e de hábitos de vida saudáveis para toda a população: Francisco Lufinha (kitesurf), Hugo Vau (surf), Teresa Almeida (bodyboard), Fernando Pimenta (remo) e Joana Pratas (vela).
A campanha decorreu em 2018 e 2019 na TV, em publicidade exterior em mercados municipais e em mupis e nas redes sociais.
A campanha decorreu na semana que antecedeu o Natal de 2022, com o objetivo de sensibilizar o consumidor para a compra de polvo nacional nesta quadra. Sob o mote “Natal Tradicional é com Polvo Nacional”, a campanha decorreu na rede Multibanco, na imprensa regional e nas redes sociais da Docapesca.
Realizou-se no início do mês de maio de 2024, por ocasião do início da safra e procurava sensibilizar o consumidor final para a preferência pela sardinha portuguesa. Decorreu nas rádios nacionais e locais.