Seminário Económico Blue Economy em Tóquio

O Conselho de Administração da Docapesca, representado pela sua Vogal, Márcia Passos, participou hoje no Seminário Económico Blue Economy em Tóquio.
O evento, promovido pela AICEP, que reuniu especialistas, empresas e instituições para debater as tendências e desafios do setor agroalimentar e do pescado no mercado japonês — um dos mais exigentes e competitivos do mundo.
No painel dedicado aos biorecursos marinhos, estiveram presentes todas as associações do setor do pescado, representadas por Luis Sousa (ALIF), Marta Azevedo (ANICP) e Isidro Blanquet (APA).
Foram abordados temas como:
- Hábitos de consumo e novas preferências dos japoneses,
- Barreiras e oportunidades de entrada,
- Estratégias de diferenciação para o pescado português.
Mais um passo para projetar o melhor de Portugal no Japão, através da excelência e da
sustentabilidade.
Mais do que um debate setorial, este encontro enquadrou-se no conceito de economia azul: um modelo de desenvolvimento que promove crescimento económico e social, sem comprometer a saúde dos ecossistemas aquáticos.
Portugal tem vindo a assumir a economia azul como prioridade estratégica, reforçada pela Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e pelo Programa Mar 2030, que financia iniciativas como esta, preparando as nossas empresas para competir a nível global de forma sustentável.
Iniciativa financiada pelo programa Mar2030.