Aposta na eficiência energética e mobilidade sustentável

A Docapesca aposta na eficiência energética e na promoção da mobilidade sustentável.
Ciente de que o combate às alterações climáticas é um dos maiores desafios que a Humanidade enfrenta e da necessidade de se promover a otimização dos recursos, a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e de custos, a Docapesca aposta na eficiência energética e na promoção da mobilidade sustentável.
Com o objetivo de aumentar a produção de energia renovável para autoconsumo, a Docapesca procedeu à instalação de três novos Parques Solares Fotovoltaicos em sistema UPAC (Unidade de Produção de Autoconsumo), nos Portos de Pesca de Olhão, Lagos e Sines. Estas Centrais entraram em funcionamento em 2023, estimando-se, no total, uma produção energética anual de 430MWh e uma redução de CO2 de 305 toneladas por ano, contribuindo, para a redução da pegada de carbono da Docapesca.
Adicionalmente, para além da substituição da iluminação exterior dos portos e estaleiros navais por sistemas LED mais eficientes, a Docapesca tem investido na monitorização dos consumos e na otimização do comportamento energético de edifícios e equipamentos, através de sistemas de gestão técnica centralizada, que permitem obter a monitorização dos consumos de energia elétrica das lotas, das unidades de alimentação ininterrupta de energia (UPS), da supervisão dos registadores de temperatura, e a monitorização de outros equipamentos. De referir que o comando e monitorização da iluminação exterior e interior das lotas é atualmente uma realidade em algumas lotas e portos de pesca da empresa.
Associado ao abate de viaturas da frota, a Docapesca tem investido na aquisição de veículos híbridos e elétricos, contando a empresa, atualmente com uma frota automóvel constituída por quatro viaturas elétricas e três híbridos.
Notícias Relacionadas

Porto de Pesca de Peniche recebe certificação ISO14001

Novo concurso para a reabilitação da fábrica de gelo de Aveiro
