A DOCAPESCA celebra a certificação MSC da sardinha ibérica!

A pescaria de cerco da sardinha ibérica (Sardina pilchardus) recebeu o Selo Azul do Marine Stewardship Council (MSC), após uma avaliação rigorosa conduzida pela Bureau Veritas.
A pescaria de cerco da sardinha ibérica (Sardina pilchardus) recebeu o Selo Azul do Marine Stewardship Council (MSC), após uma avaliação rigorosa conduzida pela Bureau Veritas. É a primeira certificação conjunta de pesca sustentável entre frotas de Portugal e Espanha, e um verdadeiro marco para o setor.
🔹 317 embarcações certificadas (132 portuguesas e 185 espanholas)
🔹 15 Organizações de Produtores envolvidas
🔹 Sardinha da costa atlântica (FAO 27, zonas ICES VIIIc e IXa)
🔹 Arte de cerco altamente seletiva e de baixo impacto ambiental
🔹 Plano de gestão conjunto Portugal-Espanha até 2026
📍 A certificação foi celebrada em Matosinhos, com visita à nossa lota, onde diariamente chega a sardinha portuguesa.
Este feito foi alcançado graças ao esforço coordenado de toda a cadeia de valor do setor. O grupo certificado integra 15 organizações de produtores de pesca de Espanha e Portugal, bem como três associações industriais portuguesas: Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), Associação Nacional da Indústria pelo Frio e Comércio de Produtos Alimentares (ALIF) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED). Todas as organizações de produtores portuguesas estão agrupadas na ANOPCERCO.
🎯 Com o Selo Azul MSC, o consumidor pode identificar sardinhas capturadas de forma sustentável, responsável e rastreável. É uma garantia de qualidade ambiental e também de resiliência económica e social para comunidades costeiras.
👉 A certificação é um passo em frente — mas também um compromisso:
🔍 Auditorias anuais
📊 Maior recolha de dados científicos
🐬 Avaliação de impacto sobre espécies não-alvo
📈 Ações contínuas de melhoria
📦 Em 2023/2024, 46,4% das conservas de sardinha MSC no mundo foram produzidas por empresas portuguesas, e a certificação da sardinha ibérica abre novas portas para exportação e mercado interno.
#Docapesca #MSC #SardinhaIberica #SeloAzul #PescaSustentável #ANOPCERCO