Sustentabilidade
Política, Princípios e Valores
A política estratégica da Docapesca fundamenta-se na criação de valor sustentado para os seus stakeholders – Acionista, clientes, trabalhadores, colaboradores, fornecedores e sociedade – baseada numa relação de cooperação e proximidade.
Encara como principal desafio a prestação de um serviço de excelência, apostando na inovação e no rigor, na preservação do ambiente e na responsabilidade social.
Política Ambiental - Docapesca
Ambiente
O compromisso da Docapesca traduz-se na compatibilização das exigências, tanto do Setor das Pescas com a preservação dos recursos marinhos, como da sua atividade com o máximo respeito pelo ambiente.
Querendo tornar este compromisso mais efetivo, estamos a apostar na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a NP EN ISO 14001, na abertura ao setor e parcerias.
Plano Eficiência Energética - 2013
Responsabilidade Social
Referência no Setor das Pescas, a Docapesca tem consciência da sua influência e responsabilidade perante a sociedade, tanto no papel de empregador e no cumprimento de obrigações fiscais, como no apoio direto às comunidades piscatórias e entidades do setor.
Reconhecendo a importância histórica, económica e alimentar do setor em Portugal, contribui ativamente para a sua valorização e preservação.
Relatórios de Sustentabilidade
A perspetiva integrada da sua atividade, aliando o processo de decisão económico-financeiro a princípios de ética, responsabilidade social e boas práticas ambientais, conduziu a Docapesca à elaboração de Relatórios de Sustentabilidade.
Este processo permite estabelecer um maior envolvimento com os stakeholders e o relato do desempenho da empresa em relação à sustentabilidade.
Relatório de Sustentabilidade 2017-2020
Relatório de Sustentabilidade 2015-2016
Relatório de Sustentabilidade 2013-2014
Relatório de Sustentabilidade 2011-2012
Relatório de Sustentabilidade 2010
A Pesca Por Um Mar Sem Lixo
A Pesca por um Mar Sem Lixo é um projeto integrado num dos compromissos voluntários de Portugal no âmbito do objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14-Oceanos, promovendo a recolha dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra e posterior valorização.
Este projeto, coordenado pela DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A., une organizações de produtores, armadores e pescadores, bem como entidades públicas e privadas dos portos, visando a melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa.
Principais objetivos:
- Melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca;
- Sensibilizar e apoiar os pescadores na adoção de boas práticas ambientais;
- Melhorar as condições ambientais da zona costeira e preservar os ecossistemas marinhos.
Ações desenvolvidas/em curso:
- Identificação e disponibilização dos equipamentos mais adequados a cada tipologia de embarcação para recolher seletivamente o lixo marinho e o gerado a bordo (contentores de 80L, 35L e sacos);
- Identificação e disponibilização dos equipamentos mais adequados para a receção do lixo marinho em terra (contentores de 1.100L, 120L e caixas para redes), bem como a sua localização estratégica;
- Otimizar a logística até ao local de reciclagem e valorização através da parceria com os municípios e empresas responsáveis pela recolha seletiva de resíduos ou através da integração como matéria-prima secundária na produção de novos produtos.
- Desenvolvimento de aplicação móvel que permitirá quantificar e caracterizar automaticamente os resíduos capturados nas redes durante a faina, através de um sistema de AI, sendo também registada a localização GPS da ocorrência.
Calendário de Implementação do projeto até à data:
Resultados do projeto até à data:
1.309 M3 DE EMBALAGENS | 2.844 M3 DE EMBALAGENS |
PORTOS PESCA
|
ORGANIZAÇÕES PRODUTORES
ASSOCIAÇÕES PRODUTORES
|
ENTIDADES PARCEIRAS
|
EMBARCAÇÕES ADERENTES
|
PESCADORES
|
17 | 28 | 52 | 1.018 | 3.109 |